quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Iatismo

Iatismo
Nesse esporte, diferente da maioria, vence quem somar menos pontos. Quanto melhor a colocação, menos pontos o competidor acumula. O que tiver menos pontos ao fim das regatas leva a medalha de ouro.  
Uma regata é dividida em cinco fases. A largada; o contravento (parte em que os barcos velejam em direção à bóia marcadora); través (mudança de direção depois de passar pela bóia); a popa (etapa em que os competidores buscam chegar ao fim da prova) e, por último, a chegada.
Os competidores devem seguir três regras básicas ao tentar fazer uma ultrapassagem em relação a um adversário. Quando os barcos estão em direções a 45º da proa (amuras) opostas, o barco que está com amuras a bombordo (esquerda) deve dar passagem para a embarcação de sotavento (aquele que está na direção para onde o vento sopra). Quando os barcos estão em mesmas amuras e em compromisso, o barco que está na direção para onde o vento sopra deve dar passagem ao barco na direção contrária. E quando os barcos estão nas mesmas amuras e não estão em compromisso, o safo de popa deve dar passagem ao safo de proa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário