quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Handebol

Handebol
O handebol é disputado por duas equipes de sete integrantes cada – um no gol e seis na linha – que tem como objetivo marcar gols na baliza adversária. Quem fizer mais, vence.
Uma partida tem duração de 60 minutos – 30 cada tempo – e é dividida por um intervalo de dez minutos. Caso o jogo termine empatado, é disputada uma prorrogação com dois tempos de cinco minutos intercalados por uma pausa de um minuto. Se ainda sim não for suficiente, será aplicado o regulamento vigente da competição decorrente.
As regras são simples: o time atacante deve furar o bloqueio adversário e fazer o gol sem invadir a área do oponente. Os jogadores devem caminhar ou correr batendo a bola no chão, assim como no basquete. Os atletas podem, no máximo, dar três passos sem quicá-la.
Um time não pode permanecer com a bola sem tentar o ataque. Caso isso ocorra, é considerado jogo passivo e a equipe adversária ganha um tiro livre, cobrado de onde a partida foi paralisada antes da infração.
São consideradas faltas: empurrões, puxões, segurar o adversário, bater e pular no oponente. Caso isso aconteça em uma chance clara de gol é marcado tiro de sete metros. Essa punição consiste em uma penalidade máxima, sem barreira, e é cobrada por quem sofreu a falta. Se a marcação for anotada em outra circunstância é anotado apenas o tiro livre.
Existem três tipos de punições individuais no esporte: advertência, exclusão e desqualificação. Na primeira, o jogador é avisado sobre sua conduta antidesportiva. Na segunda, o atleta deve ficar fora da quadra por dois minutos. Já a desqualificação exclui o praticante da partida definitivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário